Silvicultura e gestão florestal

- Preparação de Terreno - a preparação do terreno é uma das operações mais importantes na instalação de um povoamento, uma vez que tem como objetivo proporcionar as melhores condições para o desenvolvimento das jovens plantas.

O objetivo da preparação do terreno consiste em proporcionar as melhores condições para o sucesso da arborização e desenvolvimento das plantas, através das intervenções de Controlo da Vegetação Espontânea, Mobilização do Solo e Destruição / Arranque de cepos (se necessário).

As operações de preparação do terreno principalmente a mobilização do solo podem representar intervenções pesadas para o solo podendo afetar a sustentabilidade deste recurso bem como de outros, tais como hídricos, biodiversidade, paisagísticos e ambientais. São também operações relativamente onerosas devendo ser adaptadas às necessidades de produção de modo a rentabilizar o investimento. A preparação da terreno pressupõe um planeamento e acompanhamento técnico na escolha e execução dos meios e métodos operacionais. A TimberWood apresenta soluções sustentáveis de preparação do terreno que promovem a manutenção da qualidade e reduzem o risco da erosão.

- Plantações - a plantação consiste na colocação em solo, de plantas produzidas em viveiro. A idade e a dimensão das plantas a utilizar na instalação de povoamentos estão dependentes das caraterísticas da espécie. As plantas serão sempre geneticamente melhoradas certificadas de proveniência próxima do local de instalação.

- Desmatações e Limpezas Florestais - a desmatação (controlo da vegetação espontânea) consiste na diminuição da competição exercida pela vegetação espontânea sobre o arvoredo do povoamento instalado relativamente a fatores de produção como a água e nutrientes e diminuição do risco de incêndio florestal.

De acordo com a necessidade de intervenção e as características dos matos, a gestão da vegetação espontânea pode ser aplicado com recurso a vários meios e métodos. As intervenções de gestão da vegetação podem ser localizadas (em redor da árvore), em faixas e total.

A TimberWood desempenha ainda as seguintes intervenções de silvicultura:

- Desbastes

- Seleção de varas

- Desramações

- Podas

- Gradagens

- Adubações